Natural de Ouro Fino-MG, Sebastião Augusto Machado chegou à Brasília em 1966. Estudou Administração e ingressou na Câmara dos Deputados em agosto de 1967.
Trabalhou no Departamento de Segurança e Departamento de Comissões. Aposentou-se em 1997.
Já aposentado virou especialista no cultivo do hibisco e rosa linense.
Também se tornou colecionador de cachaça e já ultrapassou as 5.000 garrafas.
Autointitulado o maior colecionador de cachaça do Centro-Oeste, o aposentado e associado da ASACD Sebastião Augusto Machado, 72 anos, se diverte dentro de um de seus refúgios: um pequeno depósito transformado numa gruta de tesouros.
Em infinitas prateleiras, armários e suportes, o quarto guarda os xodós de Sebastião: mais de 5 mil garrafas de cachaça nacional.
Apesar da falta de registros que possam comprovar o título, tudo indica que ele é mesmo o maior colecionador da região; e até do Brasil.
Na Confraria da Cachaça do Brasil não há ninguém com essa quantidade de garrafas. Entretanto, há cerca de nove pessoas que afirmam ter mais de 5 mil exemplares de cachaças no site do Museu da Cachaça— o qual possível informar o tamanho da coleção.
Em 2015 foi publicada no Correio Braziliense uma matéria sobre sua famosa coleção de cachaças, para saber mais clique aqui.