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Nossa História

 

A Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara dos Deputados (ASACD) foi fundada em 5 de novembro de 1991. Sua criação se deu no contexto do ápice de isolamento econômico e diversas instabilidades políticas que ameaçavam os direitos e as garantias dos servidores, em especial, os aposentados e seus pensionistas.

A Assembleia Geral dos Aposentados, presidida por Gentil Humberto Barbosa e secretariada pelo saudoso Jorge Odilon dos Anjos, aconteceu na manhã do dia 5 de novembro de 1991, no 17.º andar, no Anexo 1, da Câmara dos Deputados. O evento de fundação contou com a presença de 213 associados fundadores, dispôs sobre o Estatuto e elegeu a primeira Diretoria, que era composta pelos seguintes membros: Jolimar Corrêa Pinto, Edson Paulo Pacheco Dutra, Luiz Roberto Bastos Serejo, Marialba de Lima Mesquita, Roberto de Medeiros Guimarães, Oraída Policena de Andrade Campos, Haydea Pires, Josimira Ribeiro Alves, Marisa da Silva Mata, Ivannoeh Lopes Rosa, José Pereira Caputo, Carlos Alberto Ramos, Paolo Orlando Piacesi, Pedro Victor Mafra e Léa Martins de Farias.

A ASACD sempre esteve envolvida em momentos históricos na luta pelos direitos de aposentados e pensionistas. A adesão e protagonismo em diversas frentes de atuação que eram de interesse dos associados, como a PEC 555/06, que trata da cessação da contribuição previdenciária sobre proventos de aposentados e pensionistas, instituída pela EC nº 51/2003, na Reforma da Previdência, por exemplo, foi uma das pautas da Associação.

Outra luta memorável diz respeito ao processo da URV que pedia reparação dos erros de conversão de Cruzeiros Reais em URV (Unidade Real de Valor). Desde 1997, servidores aguardavam pelo desfecho daquela demanda, impetrada pelo Sindilegis e Auditec.

 

Renovação

Em 2010, na figura do Presidente Roberto de Medeiros Guimarães (mandatos 2009-2011, 2011-2013 e 2015-2018), a ASACD entregou uma lista com cerca de 300 nomes de associados servidores falecidos que aguardaram pelo desfecho à autoridade judiciária responsável pela decisão do processo da URV, a juíza Regilena Fukui, da 11.ª Vara Federal de São Paulo. No ano seguinte, em 2011, foi liberado o resgate dos valores para todos aqueles que eram sindicalizados e assinaram a procuração.

Em diversos momentos a ASACD esteve presente na vida de aposentados e pensionistas, auxiliando com declarações de imposto de renda, cedendo espaço da sua instalação para o recadastramento anual de aposentados e pensionistas, no sentido de dar melhores condições de estacionamento, acomodação e promovendo o reencontro de colegas, não só em momentos de prestação de obrigações, como também, em eventos recreativos.

Em 2016, durante a gestão de Ogib Teixeira de Carvalho Filho (2013-2015), a ASACD deu suporte aos seus associados promovendo a entrega e protocolo junto à Câmara de formulários de requerimento da conversão da licença-prêmio em pecúnia e mantendo os associados informados sobre o andamento de suas requisições.

 

Expansão

A partir da gestão da Presidente Maria Elisa Siqueira de Oliveira (2018-2020, 2020-2022 e 2022-2024), a Associação passou a ter proximidade real com os associados, fazendo visitações chamadas de A ASA VAI ATÉ VOCÊ e promovendo encontros por meio dos já consagrados eventos festivos como o Prosa na ASA (mensal) e o baile anual do aniversário de fundação da ASA.

Ainda, foram implantados programas de incentivo aos cuidados com a saúde física e mental, como ASA Saúde e ASA Idiomas, com o intuito de trabalhar mobilidade e cognição, promovendo longevidade com qualidade de vida.

 

Modernização

Logo após a reeleição, a Presidente Maria Elisa, em março de 2020, a ASACD precisou encerrar as atividades locais e implantou sistema de teletrabalho para preservar a integridade física e a saúde de associados e colaboradores.

As ações que antes eram presenciais, passam a ser desempenhadas por meio virtual e o uso de tecnologias de informação passou a ser amplamente difundido e aceito pelos membros da Associação. As visitações que antes da pandemia ocorria uma vez na semana, passaram a ser virtuais e diárias. A ASA VAI ATÉ VOCÊ VIRTUAL passou a fazer uma média de quatro visitações diárias o que significou aumento das atividades.

O mesmo êxito foi alcançado no que tange os cursos (Asa Saúde, Asa Inglês e Asa Francês), atividades e encontros que antes da pandemia eram promovidos no formato presencial e passaram a ser transmitidos por meio digital. O atendimento às pessoas com dificuldade de locomoção ou mesmo de outras regiões geográficas se mostrou bastante positivo e com alcance internacional.

O serviço de consultoria para confecção da declaração do imposto de renda de pessoa física, em 2021, foi realizado de forma totalmente virtual, no período compreendido de 1º de março até 31 de maio, e superou o número de atendimentos realizados em edições anteriores.