Roberto de Medeiros Guimarães (Conselheiro Fiscal da ASACD) e Maria Júlia Rabello de Mouraa (associada) estiveram no Rio de Janeiro (RJ), no período de 16 a 18 de setembro, se presentando com o Coral Tutti Choir.
Na ocasião, eles apresentaram canções de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento e outros cantores de MPB que este ano completam 80 anos.
A MPB é um gênero musical bastante vasto e com vários subgêneros que nasceu como uma espécie de resposta à Bossa Nova, que estava começando a perder popularidade em meados dos anos 1960.
Além de um gênero musical, a MPB foi um movimento artístico, cultural e político da época que surgiu em um momento de ebulição da contracultura e que era bem crítico ao governo militar e trazia não só canções sobre o cotidiano, mas canções de protesto.
Diversos artistas surgiram nessa época, como Rita Lee, Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque e bandas como Os Novos Baianos, Os Mutantes e Secos e Molhados.
Desde o seu surgimento, a MPB gerou várias vertentes, como a Tropicália e a Jovem Guarda, que revelou artistas como Roberto Carlos, Wanderléa, Wanusa, Ronnie Von, Erasmo Carlos e outros.
A ideia por trás da MPB é a de encontrar uma identidade de som que seja brasileira, utilizando-se tanto de instrumentos típicos e tradicionais do Brasil como influências do exterior para encontrar um som único.