carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

ASA com Arte - Enila Beatriz

history segunda-feira, 19 de dezembro de 2022     folder Homenagens

 

 

 

Meu nome é Enila Beatriz Esteves Gomes, os colegas de Câmara me chamam carinhosamente por Bia. Nasci em Juiz de Fora-MG e cheguei em Brasília em 1968, com meus pais e irmãos. Meu pai, oficial do Exército, veio transferido do Amazonas para Brasília. Na época foi muito difícil nossa adaptação. Muita poeira vermelha, a cidade não tinha o “glamour” de uma capital moderna que tem hoje. Para se ter uma ideia o aeroporto era um grande “barracão” de madeira, os hotéis da Asa Norte e Sul, também o Hotel Nacional, eram os únicos de alvenaria. Ventava muito e era comum ver automóveis de rodas viradas para cima no sentido norte, sul, que era feito na frente da torre de TV, ventos fortes e carros sem estabilidade.

Sou formada em Administração e Mestrado em Ciência da Educação. Ingressei por concurso público na Câmara em dezembro de 1981, vinda do Itamaraty, onde trabalhei por quase 3 anos. Na Câmara, trabalhei no gabinete do Presidente de dezembro de 1981 a 1983, nas Comissões Temporárias do Departamento de Comissões, em 1983. Fui Chefe da Seção de Bens Móveis Funcionais na Coordenação de Habitação de 1984 a 1987.

Trabalhei na Seção Histórico de Debates do Departamento de Taquigrafia de 1987 a março de 1994. Fui Chefe de Secretaria e de Gabinete da Terceira Secretaria alternados por 21 anos, de abril de 1994 a fevereiro de 2015. E, finalmente, trabalhei no gabinete do Segundo Vice-Presidente por 10 meses, de fevereiro a dezembro de 2015. Em 31 de dezembro de do mesmo ano me aposentei.

Gosto muito de viajar. Conheço praticamente todas as regiões do nosso Brasil. Amo especialmente o Nordeste. Conheço alguns países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Chile). Conheci Portugal, Itália e Suíça. Como tenho uma filha e neto que moram no Canadá, viajei várias vezes para aquele país, bem como para os Estados Unidos também.

Além da pintura em tela tenho me dedicado muito a trabalhos de pintura em cerâmica, vidro e decoupage. Gosto muito de música, toco um pouco de violão e tenho um projeto de tocar piano adiado para o próximo ano. Conselho que daria aos colegas que pretendem aposentar: em primeiro lugar tenha em mente um projeto. Não se aposente sem um objetivo, seja uma nova atividade profissional, uma atividade filantrópica, um curso, enfim faça uma programação para se aposentar. Adquirir novos conhecimentos, novas habilidades. Procurar viver de forma mais saudável, fazendo caminhadas, ir à academia, exercícios físicos (eu faço pilates 3 vezes por semana e hidroginástica), ioga, dança, natação, qualquer atividade física.

Recentemente participei da cantata de natal da quadra onde resido, sempre fui fã da música de modo geral. Ao final da apresentação perdi a vergonha e cantei, foi lindo e divertido.

Fonte: HOJE 400236449, 19 dez. 2022