carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

ASA com Arte - Dra. Maria Elisa Siqueira de Oliveira

history segunda-feira, 9 de agosto de 2021     folder Homenagens

 

Cuidar de um jardim é uma atividade prazerosa e recompensadora. Seja criando um jardim ornamental ou uma pequena horta, os benefícios de mexer na terra são imediatos. Por isso, não perca mais tempo e venha comigo aprender a cuidar de um jardim.

 

Além disso, ver esse trabalho crescendo e florescendo é extremamente gratificante. No Brasil, ainda somos privilegiados pois qualquer época do ano é possível criar um jardim!

Decida o tipo de jardim

Antes de começar, imagine o tipo de jardim que gostaria de ter. Para isso, tente pensar qual a intenção do jardim. Seria um jardim ornamental? Talvez um espaço com ervas aromáticas e temperos? Ou ainda um jardim com vegetais? Veja como cuidar de plantas e escolha a que melhor se adapta à sua rotina.

 

Além disso, tente imaginar o tipo de espaço que deseja: verde, colorido, reto, com curvas e etc. Decidir essas informações vai ser fundamental na hora de pensar os próximos passos de seu jardim.

 

Escolha o local

Escolher um bom local vai ser decisivo no sucesso de seu jardim! As plantas possuem necessidades diferentes, mas de uma coisa todas gostam: luz. Por isso, escolha um local iluminado para seu novo espaço.

 

Se encontrar uma área de sol e sombra, melhor ainda! Você poderá variar nos tipos de plantas. Uma dica: espaços menores são mais fáceis de cuidar, especialmente para principiantes. Comece com um jardim pequeno e bonito e depois parta para algo maior.

 

Prepare o solo

Uma vez escolhido o local, é hora de botar a mão na massa. O primeiro passo é limpar o solo, tirando todas as impurezas da área. Retire sujeiras e ervas daninhas e parta para o melhoramento do solo. Revolva bem a terra, deixando-a fofa e aerada. Nesta hora, também é recomendado colocar substratos, adubos e fertilizantes no solo, que vão auxiliar na nutrição da planta no futuro.

 

Escolha as plantas

Se você já decidiu o tipo de jardim que deseja, agora precisa escolher as plantas. Algumas espécies podem ser plantadas durante todo o ano, outras só florescem em épocas específicas. Além disso, escolha produtos para cuidar de jardim para que suas plantas cresçam fortes e saudáveis nos diferentes climas. Por exemplo, eu amo orquídeas de chão. O termo “de chão” significa que podem são orquídeas terrestres, sendo, portanto, cultivadas no solo. Muitas pessoas também conhecem essas orquídeas como orquídeas do mato ou orquídeas da terra. As orquídeas podem ser classificadas de acordo com vários critérios, como gêneros, espécies e hábitat em que vivem.

 

Por fim, também tenha atenção ao tipo de jardim que está planejando: para um jardim pequeno bonito, escolha plantas menores e delicadas. Se possui um espaço amplo, arrisque com espécies maiores.

Fonte: HOJE 30074 - 9 ago. 2021