Meu nome é Dolores Maria de Andrade e sou natural de Dores do Turvo (MG). Minha família se mudou para Tocantins onde vivi até nos mudarmos para Brasília, em 1962.
Me graduei em Estudo Sociais com habilitação em História e Geografia.
Meu ingresso na Câmara dos Deputados se deu em 1980. Atuei na assessoria de Deputados, CEFOR e Diretoria-Geral, me aposentando em 2013.
Depois de aposentada, viajei, curti preguiça e sigo aproveitando bastante. Sou viajante assídua, conheço Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Peru, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Argentina e Chile, e boa parte do Brasil.
Aos amigos, aconselho sempre estar fazendo alguma coisa, uma atividade, um hobby. Gosto de artesanato e costura. A prática de trabalhos manuais traz benefícios à vida dos idosos como um todo. A imagem das nossas avós fazendo tricô e crochê é clássica, mas existe um leque enorme de atividades de artesanato na terceira idade que podem ser desenvolvidas.
Outra atividade que pode ser muito útil para presentear a família e os amigos é o artesanato com fios. Produzir panos de prato, toalhas, roupas, suporte para vasos, brinquedos, bastidores e outras peças permite um passatempo que exige concentração e coordenação, além de lubrificar a articulação dos braços.