carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

ASA com Arte – Valdofredo Rosa de Oliveira

history segunda-feira, 3 de julho de 2023     folder Homenagens

 

 

Meu nome completo é Valdofredo Rosa de Oliveira, natural da cidade de Cocos, localizada no estado da Bahia. Ao longo da minha trajetória acadêmica, obtive uma graduação em Economia e também uma licenciatura em Matemática. No ano de 1962, decidi mudar-me para Brasília, capital do Brasil, buscando novas oportunidades e desafios.

Foi em 1991 que dei um importante passo na minha carreira ao ingressar na renomada instituição da Câmara dos Deputados, através de um concorrido concurso público. Durante o meu tempo de serviço nessa Casa Legislativa, desempenhei minhas atividades com dedicação e comprometimento no Departamento de Economia e Administração Parlamentar (DEMAP). Com grande satisfação, pude contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas econômicas que moldam o nosso país.

Após anos de serviço público, decidi encerrar essa etapa da minha vida e, em 2000, despedi-me da Câmara dos Deputados para aproveitar uma merecida aposentadoria. Nesse período, concentrei-me não apenas em cuidar da minha saúde física, mas também em explorar o potencial da minha mente, buscando investir em ações e expandir meu conhecimento financeiro.

Um dos meus maiores prazeres e desafios pessoais é a prática da maratona, uma das provas mais exigentes e emocionantes do atletismo. A maratona é uma corrida de rua que envolve uma impressionante distância de 42,195 quilômetros. Durante essa jornada extenuante, cada passo representa esforço, superação de limites, enfrentamento de dificuldades e demonstração de uma resistência admirável. É na maratona que encontramos uma combinação única de esforço físico, mental e emocional, sendo considerada uma prova emblemática nos Jogos Olímpicos.

A história da maratona remonta aos primórdios dos Jogos Olímpicos da era moderna, que tiveram início no ano de 1896. Naquela época, o percurso inicial da maratona era de 40 quilômetros, mas ao longo dos anos, essa distância foi ajustada para os atuais 42,195 quilômetros. Atualmente, a maratona ganhou popularidade em todo o mundo, sendo realizadas diversas provas e eventos desse tipo em diferentes países. Uma das maratonas mais tradicionais e prestigiadas é a realizada anualmente em Boston, nos Estados Unidos, desde o ano de 1897, no Dia do Patriota.

No Brasil, também temos o privilégio de contar com importantes e reconhecidas maratonas. Cidades como São Paulo, com a famosa Corrida de São Silvestre, Curitiba, Porto Alegre e o Rio de Janeiro são palco de emocionantes eventos maratonísticos. Essas competições reúnem atletas de diferentes partes do país, que se desafiam e superam seus próprios limites em busca de conquistar marcas notáveis e celebrar a paixão pela corrida.

Dessa forma, ao longo da minha vida, pude vivenciar experiências enriquecedoras tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Fui abençoado com a oportunidade de contribuir para a construção do país e, ao mesmo tempo, cultivar minha paixão pelo esporte, especialmente pela maratona. A cada passo que dou nessa prova desafiadora, sinto-me conectado à história e aos ideais que ela representa. E, assim, sigo em frente, com determinação e perseverança, sempre em busca de novos horizontes e conquistas.

Fonte: HOJE 400236650, 3 jul. 2023