Meu nome é Mauro de Albuquerque Madeira. Nasci em Petrolina (PE) no dia 29 de setembro de 1939. Minha busca pelo conhecimento me levou a diplomar-me em Direito, Sociologia e Administração de Empresas. Brasília tornou-se minha morada em 1986, e ao longo dos anos, desempenhei várias funções: fui Auditor Fiscal da Receita Federal, Consultor Legislativo na Câmara dos Deputados e, atualmente, desfruto da aposentadoria, sendo associado à ASA-CD.
Minhas atividades não se limitaram ao campo profissional; também me aventuro no mundo das palavras. Como escritor, tive o privilégio de dar vida a diversas obras. Entre elas estão "Letrados, fidalgos e contratadores de tributos no Brasil Colonial," datada de 1993, "Extratos e pegadas," que viu a luz em 2007, "O quintal e o mar," lançada em 2017, e "Licor de canela," de 2012. Este último é um livro de crônicas no qual busco uma visão liberta e irreverente do mundo, questionando mitos do pensamento mágico, ceticismos da política global e a insensatez humana diante das questões ambientais.
Minhas palavras abarcam um leque diversificado de temas: desde memórias líricas de meus netos e netas, até a paixão que nutro pelo Cerrado, pelas matas e pelo mar. Também rememoro minha infância baiana e mergulho com senso crítico em assuntos como política, religião e costumes do dia a dia. Movido por um espírito cívico inquieto, não me contento com a neutralidade; prefiro abraçar a polêmica e manifestar minhas opções políticas e filosóficas de forma clara e destemida.