carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Reflexão sobre o Dia do Servidor

history segunda-feira, 5 de novembro de 2018     folder Editoriais

 

Mais antigo do que a Constituição Cidadã (5/10/1988) é o agente que torna possível as ações do Estado para atender os anseios da nação.

A Lei e os seus desdobramentos só podem ser concretizados por meio da atividade do servidor público.

Antes mesmo da República como a conhecemos, antes disso, em 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro já se havia reconhecido a necessidade e importância do serviço administrativo voltado ao desenvolvimento.

Em 28 de outubro de 1939, com a publicação do Decreto- Lei n.º 1.713, com a assinatura de Getúlio Vargas, editou-se o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União.

Em virtude disso, o art.

236 da Constituição Federal (1988) definiu a data de vinte e oito de outubro como o dia dedicado a homenagear o Servidor Público.

Significamos o meio pelo qual o Estado se mantém vinculado ao cidadão comum.

Somos nós que viabilizamos o plano mais complexo a longo prazo, desde a tarefa mais simples e instantânea.

O serviço público é simultaneamente um dom e uma maldição.

Ao passo que nos sentimos felizes em executar tarefas que trazem benefícios notáveis e imediatos à população, é com o coração apertado que executamos atividades que resultam em sacrifícios para a sociedade brasileira, da qual fazemos parte.

São tempos difíceis, de fato.

E muitas vezes somos responsabilizados, injustamente, tentamos atender e harmonizar: interceder pelo cidadão, pelo povo, e servir ao seu representante, ambos dependentes do conjunto de ferramentas que tornam possível a Democracia.

Dessa maneira, posso afirmar que somos nós, servidores, que tentamos equilibrar as relações que impactam diretamente na Democracia.

Somos nós que, por meio de suas escolhas e das ordens de nossos representantes, tornamos possível a expressão máxima dos ideais que formam o Estado brasileiro.

Às vezes a população desconhece a quantidade de procedimentos e pessoas envolvidas para que uma caneta esteja disponível em um balcão de atendimento, para que se tenha um formulário para preenchimento na Internet ou, ainda, para que seja efetuado um atendimento telefônico em qualquer órgão vinculado à Administração Pública.

Na grande máquina do Estado brasileiro, o povo é o motor.

Mas somos nós as engrenagens que fazem o sistema funcionar.

Sabemos e vivenciamos muitas situações que colocaram à prova o bom funcionamento do maquinário, contudo, continuamos na esperança de ver o nosso trabalho resultar no perfeito equilíbrio entre a vontade do povo e as manifestações do Estado.

Acredito que temos muita grandeza no coração e aqueles que tomam consciência disso decidem servir às grandes causas, à Nação.

Estar a serviço do povo, uma vez que dele emana o poder, é, ao mesmo tempo, edificante e desafiador.

E a todos meus queridos colegas e tantos outros que ainda não tive oportunidade de conhecer, que felicito e agradeço pelas inúmeras vitórias e batalhas diárias.

A grandeza está em servir.

A força está em continuar.

 

 

Parabéns pelo Dia do Servidor Público.

Maria Elisa Siqueira de Oliveira

Presidente

Fonte: Voz Ativa, n. 234, nov. 2018