carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Março - Mês da Mulher - 2023

history terça-feira, 18 de abril de 2023     folder Editoriais

 

Meus caros associados e amigos, como estão? Espero que bem e cumprindo aquelas regrinhas que falo sempre, as quais são: 1 – tomar no mínimo dois litros de água por dia; 2 – fazer exercícios no mínimo três por semana; 3 – uma alimentação saudável evitando açúcares, carboidratos e refrigerantes, 4 – tomar sol diariamente antes das 11 horas; e 5 – usar protetor solar e creme no corpo todo, incluindo mãos e rosto.

No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data importante para lembrar das conquistas das mulheres e refletir sobre as desigualdades ainda existentes. Neste ano, gostaria de destacar o papel da mulher como servidora da Câmara dos Deputados.

Sabemos que a participação feminina na política é funda[1]mental para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. No entanto, a representatividade das mulheres na política ainda é bastante baixa, tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo dados da ONU Mulheres, as mulheres ocupam apenas 25% das cadeiras parlamentares em todo o mundo. No Brasil, o índice é ainda menor: apenas 15% dos parlamentares são mulheres.

Nesse contexto, é extremamente importante destacar a relevância do trabalho das mulheres que atuam como servidores da Câmara dos Deputados. São essas mulheres que, muitas vezes nos bastidores, garantem o funcionamento da casa legislativa e contribuem para a construção de um ambiente mais democrático e inclusivo.

Essas servidoras são fundamentais para que as deputa[1]das possam desempenhar seu papel com eficiência e qualidade. Além disso, muitas dessas mulheres também atuam como assessores parlamentares, auxiliando as deputadas em suas atividades legislativas.

Porém, mesmo desempenhando um papel fundamental na construção de uma democracia mais representativa e igualitária, essas mulheres, ainda enfrentam diversas dificuldades e desafios. Muitas vezes, são vítimas de assédio, além de enfrentar a desvalorização da remuneração diferente de homens que ocupam os mesmos cargos.

Portanto, neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é fundamental reconhecer o trabalho e a importância das mulheres que atuam como servidoras na Câmara dos Deputados. É necessário valorizar e garantir os direitos dessas mulheres, para que possam continuar contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. E, acima de tudo, é preciso lutar por uma política mais representativa e demo[1]crática, na qual as mulheres tenham voz e espaço para atuar.

Fonte: Voz Ativa, 346, mar. 2023