carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Outubro Rosa 2022

history sexta-feira, 1 de outubro de 2021     folder Editoriais

 

 

Queridos associados, como estão? Espero que estejam seguindo as regrinhas que falo sempre: Beber no mínimo dois litros de água, atividade física pelo menos três vezes por semana, uma alimentação saudável e pegar sol.

Este mês eu direciono essa parte às mulheres que compõem a nossa Associação. No mês de outubro é celebrado o Outubro Rosa.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), dos 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas.

A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha

O autoexame é muito importante, por isso é necessário que nós mulheres tenhamos o hábito de tocarmos os nossos seios, sempre. E assim, conseguir identificar possíveis alterações na mama.

Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.

É comum que câncer de mama também apresente vários sinais e sintomas, como: inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo), nódulo único endurecido, irritação ou abaulamento de uma parte da mama, dor na mama ou mamilo, inversão do mamilo, eritema (vermelhidão) na pele, edema (inchaço) da pele, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos e linfonodos aumentados.

É bom sempre estar de olho. Por fim, lembro às amigas e associadas da ASA-CD que temos que nos cuidar para desfrutarmos o máximo da nossa vida e aposentadoria.

Saúde sempre em primeiro lugar. Lembro-lhes, também, que a pandemia ainda não acabou, então usar máscara e álcool em gel segue obrigatório. Já, já estaremos com a terceira dose no braço prontos para o nosso saudoso reencontro.

Um abraço, estou com saudades.

Fonte: Voz Ativa, n. 329, out. 2021