Queridos e amados, associados, a campanha Novembro azul de 2020 traz um alerta para os altos índices do câncer de próstata.
Em média, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença, e cerca de 3 milhões vivem com ela.
Todos os anos, a campanha tem levado informações sobre diagnóstico, tratamento e cuidados necessários frente a esse cenário.
Assim, a ideia é dar continuidade dos trabalhos e projetos de prevenção, conscientização e informação sobre a doença.
A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.
No começo, um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu a November Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.
Conforme os anos foram passando, a campanha conquistou cada vez mais adeptos, até tornar-se mundial.
Hoje, ela é feita em mais de 20 países.
Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação.
Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.
É importante que sempre estejamos atentos a nossa saúde, façamos periodicamente nossos exames de rotina.
Importante para a detecção precoce do câncer de próstata, o exame de toque retal dura, no máximo, 2 minutos.
Trata-se de um exame indolor que não deixa sequelas e não é tão desconfortável quando comparado com alguns exames ginecológicos.
Portanto, associados, não tenham esse preconceito este exame é de extrema importância para manutenção da boa saúde de vocês.
Por fim, lembro a todos vocês que ainda estamos nessa pandemia e o bem mais precioso que temos é a nossa saúde, portanto se cuidem, usem máscara e lavem bem as mãos.
Estou com muita saudade de vocês, dos nossos encontros e nossas viagens.
Um abraço carinhoso e fraterno.
Maria Elisa Siqueira de Oliveira
Presidente