carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Novembro Azul

history sexta-feira, 1 de novembro de 2019     folder Editoriais

 

Queridos e amados associados, o mês de novembro chegou e com a ele a campanha do novembro azul. Para reforçar a conscientização. Você tem 50 anos ou mais? Está na hora de checar sua próstata. O exame de toque r rápido e indolor. E pode salvar sua vida.

Como diversos tipos de câncer, o da próstata também não costuma apresentar sintomas no início — importante, então, fazer os exames para o diagnóstico precoce: o exame de toque retal e o PSA.

50 anos é a idade para começar os exames de próstata. Quem tiver na família casos de jovens com esse tipo de tumor, deve começar mais cedo, aos 45 anos.

Homens afrodescendentes também devem fazer o exame a partir dos 45 anos, porque têm mais tendência a desenvolver o câncer de próstata.

Os exames que você deve fazer, em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Mas se você perceber algum desses sinais abaixo, consulte um urologista para o diagnóstico correto:

Exame de PSA: PSA (sigla em inglês do antígeno prostático específico) é uma substância normalmente produzida pela próstata, e que está presente no sêmen e no sangue. Na maioria dos homens, os níveis de PSA estão abaixo de 4 (4ng/dl) e o câncer pode aumentar essa taxa. Se o exame mostrar a taxa entre 4 e 10, há uma chance em quatro de ser câncer na próstata. Quanto maiores os valores, maiores os riscos de câncer.

Exame de toque retal: serve para identificar áreas irregulares ou endurecidas na próstata. É menos preciso que o exame de sangue PSA, mas é capaz de detectar tumores mesmo que o teste de sangue esteja normal.

O que você pode (e deve) fazer para prevenir o câncer: adotar a alimentação saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, ir devagar com o álcool e com as calorias para não engordar demais.

Sim, são as clássicas recomendações. Além de evitar o câncer, elas deixam você cheio de disposição, bom humor e ótima aparência.

Jogar aquele futebol no fim de semana é ótimo, desde que você mantenha uma rotina de exercícios durante a semana. Se não der para ir à academia, caminhe, ande de bicicleta, suba escadas, corra no parque. Não deixe seu corpo parado no dia a dia para suar a camisa somente no domingo.

Prato colorido é prato equilibrado: legumes, verduras, proteínas, grãos, carboidratos, tudo o que você precisa. Uma dica saborosa é abusar do vermelho na mesa, comendo muita melancia, goiaba, tomate. Eles contêm licopeno, substância antioxidante que ajuda a inibir alterações no DNA das células que provocam o surgimento do câncer. O tomate, então, é campeão: cozido, melhor ainda.

Higiene é saúde: fique atento à limpeza correta do pênis. E use camisinha para prevenir doenças, como a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), um grande fator de risco do câncer.

 

Maria Elisa Siqueira de Oliveira
Presidente

Fonte: Voz Ativa, n. 306, nov. 2019