Queridos associados, como estão? Eu, Maria Elisa, sigo ótima, fazendo exercícios cinco vezes por semana, tomando ao menos dois litros de água por dia, procurando me alimentar de forma saudável e aproveitando os benefícios da ASA-CD: os cursos de línguas: inglês e francês, além do ASA Saúde.
Este mês temos uma data muito importante para história e luta feminina, no dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, esta data que carrega uma importância enorme.
A data é celebrada oficialmente desde 1975, mas sua origem remonta ao início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.
Desde sempre a mulher exerce múltiplas funções, como mãe, esposa, dona de casa e trabalhadora.
A Câmara dos Deputados, em seu quadro, possui grandes mulheres, mulheres fortes, dignas e excelentes servidoras públicas.
Sem estas, a Câmara não teria conseguido chegar ao nível de excelência que possui, não podendo nos esquecer daquelas que no seu trabalho mais singelo se dedicaram para que a Câmara tivesse seu ritmo frenético.
Embora, com o tempo, as condições de trabalho e forma de tratamento tenham melhorado, a sociedade ainda precisa evoluir e aprimorar-se muito para que possamos atingir o mesmo patamar dos homens.
Atualmente é muito comum ver mulheres desempenhando a mesma função de homens e ganhando menos, isso precisa ser revisto e mudado; não queremos igualdade, queremos equidade.
A política é exemplo claro dessa desigualdade que precisa melhorar.
Me orgulho de ser a primeira mulher Presidente da ASA-CD, esta Associação que teve o apoio de muitas mulheres fortes e inteligentes para o seu nascimento e desenvolvimento.
Espero que nos próximos anos muitas outras mulheres ocupem o lugar que estou ocupando e possam abrilhantar mais ainda nesta Associação a que tenho muito carinho e apreço.
Por fim, lembro-lhes que a pandemia ainda é uma pedra no nosso sapato e que temos que manter todos os cuidados, lavar bem as mãos, usar máscara ao sair à rua e ter sempre um álcool em gel.
Logo estaremos juntos celebrando a vida, estou com saudades, um abraço fraterno.
Maria Elisa Siqueira de Oliveira
Presidente