carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Maravilhas de Brasília

history quinta-feira, 1 de abril de 2021     folder Editoriais

 

Olá, queridos associados, como estão? Este mês nossa amada Brasília faz 61 anos.

A jovem senhora que no início não agradou muito se tornou lar de muitos brasileiros que vieram tentar a sorte na nova Capital.

Hoje não há quem não a ame, Brasília é celebrada pela sua beleza, importância e grandeza, Brasília se tornou lugar de acolhimento, local de momentos históricos, enfim, o nosso patrimônio da humanidade.

Viver aqui é um privilégio! Em agosto de 1883, Dom Bosco sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou.

No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas.

Ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, viu um local especial, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria “a terra prometida” e seria “uma riqueza inconcebível”.

Certo é que, 77 anos depois do sonho, era inaugurada no Planalto Central brasileiro a cidade de Brasília, exatamente dentro do intervalo de coordenadas geográficas mencionado na visão de Dom Bosco e emoldurada pelo Lago Paranoá.

A vinculação com o sonho do santo existiu desde o começo da construção da capital, porque muitos dos que trabalharam na construção da capital eram ex-alunos salesianos, e sabiam desse sonho-profecia.

A ideia de Juscelino Kubitschek de transferir a Capital no início não agradou muito.

Vários servidores federais tiveram de se mudar para a nova cidade.

Com o tempo, a adaptação e muita vontade de vencer, a situação começou a melhorar.

Nós, servidores da Câmara dos Deputados, saímos de nossas cidades, de outros Estados e viemos para a jovem Brasília com a esperança de um futuro melhor, e assim o fizemos.

Lembro-me de quando cheguei aqui, morávamos eu e minha família num modesto apartamento na Asa Norte, e ainda dividíamos com alunas da UNB.

Todos ali tínhamos sonhos e estávamos buscando nosso lugar ao sol.

No início, viver em Brasília era difícil, a cidade tinha pouca estrutura, alguns serviços eram bem precários e a cidade tinha muita poeira na seca e brejo nas chuvas, mas dando tempo ao tempo fomos aprendendo a amar Brasília.

Esta cidade cheia de prédios que são obras de arte, o Congresso Nacional é um deles, bem planejada, dos ipês que florescem e nos entregam lindas cores.

Deixo meus parabéns a esse lugar que nos acolheu e deixou que a gente fizesse dele o nosso lar.

Por fim, lembro-lhes que ainda temos que nos cuidar, usar sempre máscara, álcool em gel e lavar as mãos com muita frequência.

Saúde em primeiro lugar.

E vocês que ainda não fazem parte do ASA idiomas: inglês e francês, do ASA Saúde e do Clube do Livro, fica aqui o convite para participarem.

Tenho certeza que irão gostar e é sempre bom estarmos estimulando a mobilidade e cognição.

Um beijo, estou com saudades!

 

Maria Elisa Siqueira de Oliveira

Presidente

Fonte: Voz Ativa, n. 323, abr. 2021