Queridos e amados associados, como estão? Espero que estejam se cuidando e já tenham gravado as regrinhas que falo sempre, que são: beber no mínimo dois litros de água por dia, fazer exercícios físicos no mínimo três vezes por semana, alimentação saudável evitando açúcares e carboidratos, tomar sol até as onze da manhã e passar cremes hidratantes no rosto e nas mãos.
No mês de junho o brasileiro é mais feliz, isso porque comemoramos as festas juninas, festas típicas que trazem momentos de alegria e muita confraternização. Os responsáveis por trazerem essa festividade ao Brasil foram os padres jesuítas, que popularizaram o período, inicialmente, como “festa joanina”, em homenagem a São João, mas logo o título passou a simbolizar o mês e ter o nome pelo qual conhecemos hoje.
Com essa fusão de culturas não tinha como ser diferente: o teor religioso deu lugar a uma concentração popular, carregando hábitos portugueses, espanhóis, franceses, indígenas – ou, em uma só palavra: brasileiros.
O sucesso foi predominante na região nordeste, que até hoje é a responsável pelas maiores festas do período. Campina Grande é um bom exemplo disso. Além de ser destaque mundial, atrai muitos turistas. Na ASA-CD, o São João tem um motivo especial por ser o tema do primeiro PROSA pós-pandemia.
Como todos sabem o último PROSA que tivemos na Associação foi em fevereiro de 2020 – carnaval – e graças ao avanço da ciência e das vacinas estamos vendo uma luz no fim do túnel sobre essa pandemia, que já passou de hora de acabar, e aos poucos estamos retornando com as nossas atividades, e conto com vocês.
Por fim, ainda é necessário estarmos em dia com as doses da vacina, termos sempre nosso álcool em gel na bolsa e máscaras nunca são demais. Já estaremos livres dessa fase triste e seguiremos nossa vida com alegria e felicidade.