carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Julho - Dicas para viver bem

history sexta-feira, 1 de julho de 2022     folder Editoriais

 

Queridos associados, como vão vocês?

Eu espero que bem e que já tenham gravado as regrinhas que sempre falo, que são:

1 - Tomar no mínimo dois litros de água por dia;

2 - fazer exercícios no mínimo três vezes por semana;

3 – alimentar-se de forma saudável;

4 - tomar sol diariamente antes das 11 horas; e

5 - usar cremes hidratantes no corpo todo ou no mínimo na mão e no rosto.

Todo mundo sabe que a prática de exercícios traz inúmeros benefícios à saúde. Isso é senso comum. No caso dos idosos, ajuda a nos mantermos ativos e com a autoestima alta, além de prevenir diversas doenças.

Lógico, isso deve ser feito com o devido acompanhamento. Mas será que vocês sabem exatamente como isso mexe com o corpo na terceira idade? Exercícios de intensidade moderada ajudam a melhorar a capacidade cardiorrespiratória com exercícios regulares.

Isso significa respirar melhor e ter menos propensão a doenças cardíacas. Estudos indicam que o corpo perde em média 3 quilos de massa muscular magra por década a partir da meia-idade.

Há evidências que relacionam esta perda a um estilo de vida sedentário e não por conta da idade. Sendo assim, a massa muscular pode aumentar nos idosos com a prática de exercícios, melhorando a mobilidade e a cognição.

Com a idade, as pessoas ficam mais propensas a fraturas ósseas. A densidade dos ossos começa a diminuir após os 40 anos e a perda se acelera a partir dos 50. Exercícios ajudam a reduzir a osteoporose e o risco de perda óssea.

Manter-se ativo fazendo exercícios físicos ajuda o corpo a manter as articulações saudáveis. Pessoas com artrite que busquem programa de exercícios aeróbicos e de fortalecimento podem se beneficiar bastante.

Ao fazer exercícios que incluam equilíbrio e coordenação motora, é possível reduzir o risco de quedas. Exercícios frequentes ajudam a diminuir os níveis de gordura no corpo. E isso ajuda a melhorar a saúde, prevenindo contra doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. Além disso, com exercícios passam a controlar melhor seu peso.

Lembramos que na nossa Associação temos o ASA SAÚDE, com as profissionais Ana Paula — Fisioterapeuta — e Kerley — Personal Training —, todas as quintas-feiras. Venham participar, exercitar, rever amigos e conhecer outros tantos e desfrutar da praia de Brasília, o Lago Paranoá.

Por fim, lembro-lhes que temos que nos cuidar, usar álcool em gel e manter o ciclo de vacinação completo, já estamos mais perto do normal e já voltaremos como era antes, um beijo.

Fonte: Voz Ativa 338, julho 2022