carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Homenagem aos poetas, poetisas e escritores

history domingo, 1 de agosto de 2021     folder Editoriais

 

Olá, queridos associados, como estão? Espero que bem e seguindo aquelas regrinhas que sempre falo. Este mês a associação homenageará os poetas e poetisas da Câmara dos Deputados que fazem parte dos quadros de associados da ASA-CD.

A poesia tem o dom de nos transportar a mundos para além deste em que vivemos, quando lemos ou escrevemos uma poesia trabalhamos nossa cognição. A poesia permite-nos então não só ilustrar os sentimentos como também desenvolver aquilo que é atualmente designado como quociente emocional, ou para os poetas, o crescimento da inteligência do coração.

Para além disso revela e possui em si o poder de mostrar o feio e transmuta-lo, fazendo-nos mover interiormente e fazendo-nos sentir ainda mais humanos. A leitura de livros e os exercícios de raciocínio e de memória induzem à criação de novas conexões entre os neurônios. Estudos mostram que essas medidas, somadas a uma dieta saudável e exercícios físicos, podem rejuvenescer a cognição em até 50 anos e a coordenação motora e os reflexos em até 30 anos.

Baseado nesta premissa, um grupo de pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, publicou recentemente um estudo no qual foi monitorada a atividade cerebral de voluntários, por meio de equipamentos de imagem, enquanto realizavam a leitura de poesias de autores ingleses clássicos como Shakespeare, Wordsworth e T. S. Eliot, e de poesias atuais, que utilizam linguagem mais moderna.

O teste piloto mostrou que a leitura de poesias clássicas, cujo grau de dificuldade de compreensão é maior, levou a atividade cerebral a altos níveis, assim como gerou maior número de interconexões entre as diferentes partes do cérebro. Os resultados preliminares apontaram, ainda, que ler poesias, em particular, estimula a atividade do hemisfério esquerdo do cérebro, uma área ligada à memória autobiográfica que ajuda o leitor a refletir e reavaliar suas próprias experiências.

O professor doutor da Universidade de Liverpool Phillip Davis, que faz parte do grupo responsável pela pesquisa, explica que a poesia clássica estimula o funcionamento cerebral em diferentes dimensões, envolvendo não só concentração e atenção, mas, principalmente, excitação, sentimento, memória e lembranças, criando novos caminhos mentais, novas formas e conexões.

“Os resultados são iniciais”, acentua o pesquisador. A poesia constitui-se na sua essência como uma ferramenta que permite transformar a vida de qualquer um, mediante a atribuição de significado e significância porque consola, conforta, e alimenta espiritualmente a fome, em nós, que nenhuma prosperidade material pode saciar.

Por fim, quero lembrar-lhes que já estamos muito próximos de voltar à normalidade, mas ainda é necessário seguir as recomendações sanitárias de lavar as mãos, usar álcool e sempre usar máscara. Estou com saudades, um beijo!

Fonte: Voz Ativa, n. 327, set. 2021