Queridos e amados associados, estamos caminhando para o sexto mês de quarentena/isolamento e neste período vimos muitas coisas mudarem e fomos obrigados a nos adaptar nas nossas rotinas e nossas formas de comemorações.
E, dentro dessa imposição, desde o mês de março estamos seguindo as orientações, até que tudo se normalize.
Neste período de pandemia a economia do Brasil declinou e pais e mães de família ficaram sem emprego, que faz muitos aposentados e pensionistas voltarem a ser arrimo de seus filhos e netos.
A aposentadoria não é um benefício e sim um direito, que, por anos, foi galgado dia após dia pelos trabalhadores que fizeram suas contribuições previdenciárias para se aposentarem.
E nós, aposentados e pensionistas da Câmara dos Deputados, não estamos isentos dessa situação, muitos de nós voltamos a assumir as despesas das nossas famílias.
Sabemos também que nem todo aposentando possui uma vida financeira estabilizada, muitos arcam com empréstimos, o que acaba tornando este período de pandemia ainda mais difícil do que já era.
Pensando dessa forma o Senador Otto Alencar (PSD/BA) apresentou o PL 1.328/2020, da suspensão por 120 dias dos pagamentos de empréstimos consignados em remunerações, salários, proventos, pensões e benefícios previdenciários de servidores públicos, ativos e inativos, empregados públicos e privados, bem como de pensionistas.
Os pagamentos suspensos serão convertidos em parcelas extras subsequentes à data de vencimento da última parcela prevista no contrato.
Sabendo disso, entramos em contato com a Senadora Leila (PSB/DF), que prontamente nos atendeu e afirmou que estava lutando em favor desse PL, e se colocou ao inteiro dispor da ASACD.
O projeto já foi aprovado no Senado e agora está na Câmara dos Deputados para deliberação.
Assim que o projeto chegou à Câmara, entramos em contato com o Deputado Professor Israel Batista (PV-DF), que é líder da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público.
Ele também, prontamente, nos atendeu e disse que no que depender dele o projeto será aprovado na Câmara, uma vez que o serviço público no Brasil é sinônimo de qualidade e competência.
Desde que soube do PL 1328 atuei, como Presidente da Associação, em favor desse pleito tão importante para os colegas aposentados e pensionistas e para a população de um modo geral.
Esse é nosso papel enquanto cidadã e representante desta Associação classista.
Por fim, digo a vocês que se chegamos até aqui somos mais que vitoriosos.
Um beijo, cuidem-se e fiquem em casa!
Maria Elisa Siqueira de Oliveira
Presidente