carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da ASACD!

Clique aqui!
A - A +

Dezembro Vermelho

history terça-feira, 1 de dezembro de 2020     folder Editoriais

 

Queridos e amados associados, estamos no mês de dezembro e ainda com a pan­demia vigente, mas quero dizer a vocês que se chegamos até aqui somos mais que ven­cedores e que temos muito a comemorar. E neste mês, no dia primeiro, comemoramos o dia mundial de Luta contra a AIDS. Doença que surgiu no início dos anos 80 e que, infelizmente, fez muitas vítimas ao redor do mundo. Esta data tem o objetivo de conscientizar a população sobre esta doença.

 

Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se preve­nir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que pessoas com HIV — vírus humano de imunodeficiência — sofrem na sociedade por causa da doença.

 

Ao longo dos anos, o tratamento do HIV tem se mostrado altamente eficaz. Por este motivo, hoje, a maior parte das pessoas que vivem com HIV e seguem o tratamento adequado conseguem atingir a chamada “carga viral indetectável”. Isso significa que o tratamento é capaz de reduzir a quantidade de HIV no sangue para níveis que não são detectáveis por testes laboratoriais padrão, fazendo com que a pessoa leve uma vida absolutamente normal e com perspectivas de longevidade iguais às de uma pessoa que não convive com o vírus.

 

O HIV deixou de ser uma questão clínica e passou a ser uma questão social, o que precisa ser mudado é o preconceito; todos sabemos que o vírus é pautado por um grande estigma de preconceito e rejeição, e digo a vocês que preconceito se combate com informação, por isso busquem informações sobre o assunto. A informação sempre é o melhor caminho.

Por fim, quero desejar-lhes um feliz Natal e um prós­pero ano novo. 2020 será o ano que jamais esqueceremos, mas com fé em Deus e na ciência logo estaremos de volta ao nosso convívio como sempre fizemos. Continuem se cuidando, usando máscara, passando álcool em gel nas mãos e ficando em casa. Um grande e saudoso abraço.

 

Maria Elisa Siqueira de Oliveira
Presidente

Fonte: Voz Ativa, n. 319, dez. 2020