Queridos associados, como estão? Espero que vocês já tenham gravado as 4 regrinhas que falo sempre: beber no mínimo 2 litros de água, fazer exercícios 5 vezes por semana, tomar sol até 11 horas da manhã e alimentação saudável.
Este mês comemora-se o dezembro laranja que é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para falar sobre a prevenção e levar mais conscientização sobre o câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 176 mil casos de câncer de pele surgem todos os anos no Brasil, sendo o tipo mais comum. Isso porque hábitos preventivos ainda são pouco praticados: o uso do protetor solar diariamente ou em momentos de maior exposição, como na praia ou piscina, por exemplo, não é feito nem por metade da população.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também mostra dados preocupantes. Ela estima que, no ano de 2030, haverá no mundo 27 milhões de novos casos de câncer de pele, com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados. Apesar de ter uma taxa de mortalidade menor que a de outros tipos, a doença exige atenção e pode trazer consequências sérias. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico regularmente e ficar alerta aos sintomas, busquem sempre se cuidar.
Por fim, chegamos a mais um final de ano, nem parece que estamos no fim de uma pandemia, quando penso que ficamos parados por quase dois anos me vem uma sensação de vitória e angústia, vitória porque saímos bem, vacinados e com saúde e angústia porque ainda não sabemos o que o futuro nos reserva. A ASA-CD não parou, continuamos nosso trabalho de forma incansável, buscando sempre o melhor para vocês, nossos associados. Sigamos nos cuidando, usando máscara e álcool em gel. Estou com saudades!