Queridos associados, como estão? Eu espero que estejam se cuidando e seguindo aquelas quatro regrinhas que sempre falo.
Fazer exercícios no mínimo três vezes por semana, bebendo ao menos dois litros de água, alimentando-se de forma saudável e tomando sol diariamente antes das 11 horas.
Em 2021, a ASA-CD fez 30 anos. O dia 5 de novembro é um dia especial, são 3 décadas lutando em prol dos direitos dos servidores aposentados e pensionistas da Câmara dos Deputados.
A Assembleia Geral dos Aposentados, presidida por Gentil Humberto Barbosa e secretariada pelo saudoso Jorge Odilon dos Anjos, aconteceu na manhã do dia 5 de novembro de 1991, no 17.º andar, no Anexo 1, da Câmara dos Deputados.
O evento de fundação contou com a presença de 213 associados fundadores, dispôs sobre o Estatuto e elegeu a primeira Diretoria, que era composta pelos seguintes membros: Jolimar Corrêa Pinto, Edson Paulo Pacheco Dutra, Luiz Roberto Bastos Serejo, Marialba de Lima Mesquita, Roberto de Medeiros Guimarães, Oraida Policena de Andrade Campos, Haydea Pires, Josimira Ribeiro Alves, Marisa da Silva Mata, Ivannoeh Lopes Rosa, José Pereira Caputo, Carlos Alberto Ramos, Paolo Orlando Piacesi, Pedro Victor Mafra e Léa Martins de Farias.
A ASACD sempre esteve envolvida em momentos históricos na luta pelos direitos de aposentados e pensionistas.
A adesão e protagonismo em diversas frentes de atuação que eram de interesse dos associados, como a PEC 555/06, que trata da cessação da contribuição previdenciária sobre proventos de aposentados e pensionistas, instituída pela EC nº 51/2003, na Reforma da Previdência, por exemplo, foi uma das pautas da Associação. Outra luta memorável diz respeito ao processo da URV que pedia reparação dos erros de conversão de Cruzeiros Reais em URV (Unidade Real de Valor).
Desde 1997, servidores aguardavam pelo desfecho daquela demanda, impetrada pelo Sindilegis e Auditec. São 30 anos de muitas lutas e histórias, momentos marcantes que fazem a Associação ser o que é hoje, e sou muito grata por fazer parte desta história sendo a primeira presidente mulher.
Na minha gestão, a Associação passou a ter proximidade real com os associados, primeiro com as visitas às quintas e depois o A ASA VAI ATÉ VOCÊ. A ASA, preocupada com a interação, criou o PROSA, o qual tomou corpo, chegando a 136 associados, juntamente com o Baile em novembro, que são marcas consagradas.
Ainda foram implantados programas de incentivo aos cuidados com a saúde física e mental, como ASA Saúde e ASA Idiomas, Clube do Livro com o intuito de trabalhar mobilidade e cognição, promovendo longevidade com qualidade de vida.
Por fim, reitero-lhes que ainda estamos na pandemia e ainda precisamos nos cuidar, usar álcool em gel nas mãos, máscara e manter o distanciamento social. Logo estaremos juntos celebrando a vida. Cuidem-se, estou com saudades!