Até o momento não há tratamento específico para infecção por COVID-19, logo deve-se: cumprir o isolamento recomendado para minimizar risco de transmissão, reforçar as defesas do próprio corpo e tratar os sintomas, tais como dor, tosse, febre, diarreia e outros, quando houver.
Importante atentar-se para sinais de alerta e gravidade da doença, principalmente febre persistente e dificuldade para respirar, na ocorrência destes procurar avaliação médica presencial.
De acordo com Nota Técnica n.5 de 25/01/2022 da Secretaria de Saúde do DF:
“2.1 Indivíduo com Síndrome Gripal com confirmação laboratorial de COVID-19 por Teste Rápido de Antígeno reagente ou RT-PCR detectável para SARS-CoV-2: Isolamento de 7 dias após o início dos sintomas, desde que nas últimas 24h já esteja sem febre (sem uso de antitérmicos) e com remissão dos sintomas. Caso ainda esteja com febre e/ou sem remissão dos sintomas no 7º dia, estender o isolamento até o 10º dia, desde que nas últimas 24h já esteja sem febre (sem uso de antitérmico e com remissão dos sintomas.”
Para evitar transmissão para os outros moradores do domicílio:
• permaneça em um quarto separado,
• se o banheiro for compartilhado, higienize-o após cada uso;
• utilize máscara sempre que precisar circular pelos ambientes comuns da casa;
• higienize sempre as mãos;
• não compartilhe objetos;
• mantenha portas e janelas abertas o máximo de tempo possível.
Durante a quarentena procure repousar, evite esforço físico e preocupações emocionais, beba no mínimo 02 litros de líquidos/dia e mantenha uma alimentação saudável (prefira alimentos naturais e nutritivos: frutas, vegetais, hortaliças, cereais e carnes magras, entre outros).
A consulta com o médico é importante para fins de afastamento do trabalho, notificação compulsória da doença, maiores esclarecimentos e tratamento de sintomas, se houver.
O DEMED dispõe de tele consulta que pode ser agendada pelo telefone 3216-7999 ou pelo camaranet (link: https://camaranet.camara.leg.br/web/saude/marcacao-de-consultas-e-exames). O Pró-Saúde também disponibiliza o serviço de tele consulta que pode ser acessado pela página da camaranet,, aba “saúde e bem estar”, item Pró-Saúde, ícone Telemedicina (http://www.centralsaudecaixa.com.br/telessaude/).
Ressaltamos que, para fins de vigilância epidemiológica, os servidores com diagnóstico positivo para COVID-19 devem preencher o formulário de Comunicação de Infecção por COVID-19 disponível na página da Câmara (link: https://edocforms.camara.leg.br/comunicadoCovid19).
À disposição.
Equipe de monitoramento COVID 19