O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto.
Roxo, verde e branco são as cores do Dia Internacional das Mulheres, de acordo com o site oficial. "Roxo significa justiça e dignidade. Verde simboliza esperança. Branco representa pureza, embora seja um conceito controverso. As cores se originaram da União Social e Política das Mulheres (WSPU, na sigla em inglês) no Reino Unido em 1908", afirmam.
A primeira Presidente da ASA-CD, Maria Elisa, diz que o dia 8 de março é muito importante para que ela e outras mulheres assumissem posições de destaque em suas carreiras profissionais. "Se hoje ocupo um cargo que há muito pouco tempo atrás apenas homens ocupavam, se hoje existem mulheres em posições de destaque no serviço público e privado, é porque existiram mulheres lá atras que lutaram por essas causas, e isso deve sempre ser lembrado como motivo de orgulho e admiração", concluiu.